terça-feira, 7 de agosto de 2012

Receita desafio para Sil: Mousse Clássica de Chocolate

Olá... olá!!!
É geralmente assim que respondo aos "Alôs" da minha amiga Sil quando faço uma ligação para ela.
Olá... Olá para a sua receita desafio: Mousse Clássica de Chocolate.
Primeiramente é importante dizer que "Ser chique é ser inteligente" e, assim como descrito pelo adjetivo "Clássica", a palavra "Mousse" é um substantivo do gênero feminino devendo ser usado como tal. Ou seja, pronuncia-se corretamente "A Mousse de Chocolate" e não "O Mousse de Chocolate".
A mousse, proveniente do francês "La mousse" que significa "A espuma", entrou no mundo culinário em 1894, sendo reservada especialmente a pratos salgados tais como peixes e legumes. Tratavam-na como uma espécie de creme feita de ovos e/ou nata em combinação com outros ingredientes que lhe davam sabor. As claras de ovos eram batidas em neve e incorporadas aos ingredientes que, após a refrigeração, tornava-se um prato aerado.
Foi apenas no início do século XX que o famoso artista francês Henri de Toulouse-Lautrec teve a brilhante ideia de incluir o chocolate, ao invés de ingredientes salgados, nomeando originalmente o prato de "maionese de chocolate". Esta tradição francesa, conhecida mundialmente, é servida desde o café da esquina aos restaurantes gourmet!
Com um pouco de história e cultura vamos a receita desafio.

MOUSSE CLÁSSICA DE CHOCOLATE


Ingredientes
♥ 1 lata de creme de leite (sem soro)
♥ 1 tablete de chocolate meio amargo picado (170g)
♥ 3 claras
♥ 3 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo
Aqueça em banho-maria o creme de leite. Junte o chocolate e mexa até que fique completamente dissolvido. Reserve. Em uma batedeira, bata as claras com o açúcar até dobrar de volume. Misture levemente ao creme de chocolate. Coloque em taças e leve à geladeira por cerca de 3 horas. Decore com cerejas, chantilly, raspas de chocolate, morangos ou outras frutas vermelhas.

Variações
Ao invés de utilizar o chocolate em barra meio amargo há a opção de substituí-lo por brigadeiro feito com chocolate em pó solúvel (O famoso "Chocolate de Padre" que, na verdade, é o "Chocolate Dois Frades"). Neste caso, faça o brigadeiro tradicional (1 lata de leite condensado, 4 colheres de sopa do chocolate em pós solúvel, 2 colheres de manteiga ou margarina sem sal) e, após esfriar um pouco, adicione o creme de leite sem soro. Ao creme formado, adicione delicadamente as claras em neve misturando bem. Coloque a mousse em taças e leve à geladeira por cerca de 3 horas. Decore com cerejas, chantilly, raspas de chocolate, morangos ou outras frutas vermelhas.

Fácil não!
Mãos a obra Sil.
Reserve um pouquinho da mousse para mim ok?
Beijos cultos e aerados do 18 

2 comentários:

  1. Mas você é muito chique mesmo, adorei conhecer a história "da" mousse e amei mais ainda saber que o Toulouse-Lautrec foi quem introduziu o chocolate na história, vou olhar para seus quadros com outros olhos.
    Achei a receita bem fácil, estou louca para fazer, mas terei que comprar outra barra de chocolate porque a que estava reservada no fundo do armário o Celso comeu inteirinha. Vou fazer amanhã mesmo e escrever a experiência, parece fácil... parece.
    beijos aerados para você também.
    da Sil

    ResponderExcluir
  2. huuuuuuummmmmmmmmmmmmmmmmmmmm que blog gostoso......

    ResponderExcluir