domingo, 5 de agosto de 2012

Experiência da semana: Bolo de Chocolate com Cobertura

Pronto!!!
Bolo assado e calda pronta.
Bolo na mesa e pessoas com desejo.
5 minutos e metade do bolo que resta.
Adorei a receita. Além de ser prática, daquelas que ao terminar de fazer a massa você sabe que vai dar certo, é muito saborosa. O bolo não fica muito doce e dá para repetir várias e várias vezes como criança gorda com fome comendo algodão doce  no parque.
Com relação a minha experiência tenho algumas informações:
 Um pouco de preguiça na hora de selecionar os ingredientes me impediu de peneirar o chocolate, o açúcar e a farinha. Alguns dizem que o fato de peneirar os ingredientes é para deixar o produto final mais uniforme e evitar que os apreciadores mastiguem "pedras" de açúcar, farinha, fermento entre outros ingredientes secos. Na verdade, eu sempre achei que alguém inventou essa moda de peneirar os ingredientes secos pois estava usando ingredientes "velhos" onde é muito comum aparecer aqueles bichinhos chamados carunchos ou até mesmo formigas e, ao invés de comprar ingredientes novos, resolveu peneirá-los e tudo se resolvia. Como não é o meu caso, pois costumo usar bons ingrediente e sempre dentro do prazo de validade, não penerei. Em termos da uniformidade, como tudo ia ser bem misturado na batedeira, ninguém iria correr o risco de mastigar uma pedrinha.
 Tempo de preparo total = 1h e 30 minutos. Levei 15 minutos para bater a massa. O bolo ficou 1 hora no forno. E calda fica pronta em 15 minutos também. O tempo de forno, como já falei em uma de minhas publicações, varia muito conforme o forno. Eu sempre costumo deixar o bolo assando no fogo mais baixo do forno, principalmente nestes fornos mais antigos que não marcam a temperatura. Isso evita que o bolo cozinhe somente por fora. Depois de 40 minutos, para qualquer bolo, já dá para abrir o forno sem correr o risco do bolo murchar e fazer o teste do palito. A partir daí se tem uma base se o bolo está pronto ou não. E depois que estiver eu costumo deixá-lo esfriar dentro do forno enquanto preparo a cobertura.
 Pela falta de ingredientes, digamos "mais robustos" como o chocolate e mel, eu improvisei a cobertura preparando a calda que é usada no bolo de cenoura (veja a receita clicando aqui).
Enfim... o bolo ficou ótimo e com uma excelente aparência.
Ótima receita... digna que ser usada no seu aniversário Sil.
Beijos do 18

2 comentários:

  1. Eu tinha certeza de que você iria adorar esse bolo! É demais, né? E adoro o fato dele não ser muito doce porque dá pra comer bastante, rsrsrsr.
    Estou esperando a minha receita-desafio.
    Beijos de cacau.

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito bom mesmo... Nada muito doce e muito bom para repetir vários e vários pedaços.
    Sua receita desafio já está disponível meu amor.
    Beijos de brigadeiro.

    ResponderExcluir