sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Outra receita desafio para o 18 - Trufas deliciosas da Beatriz

Como eu me confundi e não coloquei a receita desafio semana passada, eu e 18 combinamos de colocar duas receitas cada um para terminarmos bem o mês do chocolate.

A Beatriz é minha amiga, apresentadora, atriz, locutora, mestre de cerimônias e .... cozinheira!!!!
Vira e mexe ela aparece na produtora onde trabalhamos com muitas trufas de chocolate deliciosas, todo mundo ama, elas desaparecem em minutos. E ela sempre diz que é super fácil de fazer, então escolhi essa receita para ser o segundo desafio do 18 desta semana.


TRUFAS DELICIOSAS DA BEATRIZ

Ingredientes :

250g de chocolate ao leite
250g de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite
Cacau em pó ( um bom tanto para finalizar)
1 colher de sopa de conhaque
Café instantâneo já dissolvido (opcional)
Canela (opcional)

( A Bia avisa que ela não tem certeza se as medidas são essas, é que ela faz as trufas "de olho")

Modo de fazer:

Derreter os chocolates, desligar o fogo e colocar a lata de creme de leite inteira. Misture bem.
Acrescentar 1 colher  de sopa de conhaque, e se quiser um sabor especial 1 colher de sopa de café instantâneo já dissolvido em água fervente e canela a gosto.
Coloque em um recipiente com tampa e leve a geladeira tempo suficiente para ficar com consistência firme. Acho que umas 3 horas são suficientes... será?
Enrolar como brigadeiros e passar no cacau em pó para finalizar.
Depois nas palavras da própria Bia "... delicie essas delícias"

Mamão com açúcar hein, 18?

Beijos trufados da Sil e da Beatriz.

Receita desafio para 18 - Brigadeiro da Lara

Assim que terminei de fazer a mousse comentei que precisava colocar uma receita desafio para o 18 mas que precisava ser com chocolate e fácil.
Na hora, a Lara falou: brigadeiro tia!!!

Aí pensei, que triste sou, uma menina que não sabe fazer brigadeiro, chato né? Esse doce tão simples, tão retrôzinho e que é capaz de provocar uma felicidade instantânea em dias de chuva e perfeito para dividir com amigos ou com o namorado, ou com qualquer pessoa que você ame.
Ou sozinho, já imaginou.. você no sofá assisitndo aquele filme delicioso sem nada para fazer, comendo brigadeiro de colher? uma das provas da existência de Deus!

Minha sobrinha Lara veio me salvar porque além de linda, inteligente e querida, ela é também tem talento para cozinha e fez o brigadeiro para me ensinar, é fácil e fica perfeito:

BRIGADEIRO DA LARA

INGREDIENTES:

1 lata de leite condensado
1 colher de margarina ou manteiga
4 colheres de achocolatado ( nescau, toddy ou ovomaltine) mas a Larinha disse que dá para fazer com chocolate em pó, nesse caso ela coloca apenas 3 colheres para não ficar " muito forte".

Coloque todos os ingredientes na panela em fogo médio e vá mexendo até que o brigadeiro desgrude do fundo da panela.
Desgrudou? Desligue o fogo e transfira o brigadeiro para um prato, espere esfriar.

SUGESTÕES DA LARA

Você pode saborear o brigadeiro de várias formas:

1- Passe um pouquinho de margarina ou manteiga em suas mãos e vá fazendo bolinhas, passe -as no chocolate granulado e coloque em forminhas de papel coloridas, essa é a forma mais tradicional.

2 - Coloque em copinhos com colheres e sirva, assim vira o famoso " brigadeiro de copinho", nas festas eles servem em copinhos de plástico, em casa dá pra fazer uma versão mais charmosa colocando em xícaras de café, fica lindo!

3 - Em vez de passar no chocolate granulado, dá para passar em castanhas, avelãs, amendoim, coco ralado, chocolate ralado.....

4 - Deixe o brigadeiro no prato mesmo, dê uma colher para cada um e todos vão comendo junto, é a versão menos charmosa mas com certeza a que proporciona mais farra e alegria.


Ah! o brigadeiro da Lara ficou delicioso na hora, mas no dia seguinte ele estava DIVINO!

Beijos festivos

da Sil e da Lara.

Desafio vencido - mousse clássica de chocolate

Confesso, quando li a receita desafio da mousse achei que jamais daria certo, era muito fácil. Na hora liguei para o 18 e perguntei: você já fez? Ele disse que não, desconfiei na hora porque a mousse de chocolate, esta delícia que custa tão caro nas confeitarias e restaurantes não poderia ser tão simples assim.
Mas é, uma das receitas mais fáceis do mundo, fiz em Pirassununga assim minha mãe e minha sobrinha Lara iriam aprender também e foi tão rápido, tão fácil que ficamos encantadas.
Ah! outra coisa achei que iria render umas três porções apenas, que nada, rendeu 6 porções e mais uns dois dedinhos.
Todas nós amamos! Foi o maior sucesso e já entrou para o caderno de receitas da dona Lourdinha e da Larinha também.
As fotos foram tiradas pela câmera analógica da minha mãe, a minha digital quebrou , então vamos revelar o filme, scanear as fotos e depois colocá-las... em breve, rsrsrs.

Beijos espumantes

da Sil, da dona Lourdes e da Lara.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Receita desafio para Sil: Mousse Clássica de Chocolate

Olá... olá!!!
É geralmente assim que respondo aos "Alôs" da minha amiga Sil quando faço uma ligação para ela.
Olá... Olá para a sua receita desafio: Mousse Clássica de Chocolate.
Primeiramente é importante dizer que "Ser chique é ser inteligente" e, assim como descrito pelo adjetivo "Clássica", a palavra "Mousse" é um substantivo do gênero feminino devendo ser usado como tal. Ou seja, pronuncia-se corretamente "A Mousse de Chocolate" e não "O Mousse de Chocolate".
A mousse, proveniente do francês "La mousse" que significa "A espuma", entrou no mundo culinário em 1894, sendo reservada especialmente a pratos salgados tais como peixes e legumes. Tratavam-na como uma espécie de creme feita de ovos e/ou nata em combinação com outros ingredientes que lhe davam sabor. As claras de ovos eram batidas em neve e incorporadas aos ingredientes que, após a refrigeração, tornava-se um prato aerado.
Foi apenas no início do século XX que o famoso artista francês Henri de Toulouse-Lautrec teve a brilhante ideia de incluir o chocolate, ao invés de ingredientes salgados, nomeando originalmente o prato de "maionese de chocolate". Esta tradição francesa, conhecida mundialmente, é servida desde o café da esquina aos restaurantes gourmet!
Com um pouco de história e cultura vamos a receita desafio.

MOUSSE CLÁSSICA DE CHOCOLATE


Ingredientes
♥ 1 lata de creme de leite (sem soro)
♥ 1 tablete de chocolate meio amargo picado (170g)
♥ 3 claras
♥ 3 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo
Aqueça em banho-maria o creme de leite. Junte o chocolate e mexa até que fique completamente dissolvido. Reserve. Em uma batedeira, bata as claras com o açúcar até dobrar de volume. Misture levemente ao creme de chocolate. Coloque em taças e leve à geladeira por cerca de 3 horas. Decore com cerejas, chantilly, raspas de chocolate, morangos ou outras frutas vermelhas.

Variações
Ao invés de utilizar o chocolate em barra meio amargo há a opção de substituí-lo por brigadeiro feito com chocolate em pó solúvel (O famoso "Chocolate de Padre" que, na verdade, é o "Chocolate Dois Frades"). Neste caso, faça o brigadeiro tradicional (1 lata de leite condensado, 4 colheres de sopa do chocolate em pós solúvel, 2 colheres de manteiga ou margarina sem sal) e, após esfriar um pouco, adicione o creme de leite sem soro. Ao creme formado, adicione delicadamente as claras em neve misturando bem. Coloque a mousse em taças e leve à geladeira por cerca de 3 horas. Decore com cerejas, chantilly, raspas de chocolate, morangos ou outras frutas vermelhas.

Fácil não!
Mãos a obra Sil.
Reserve um pouquinho da mousse para mim ok?
Beijos cultos e aerados do 18 

domingo, 5 de agosto de 2012

Chocolate - O Filme

Eu adoro o filme " Chocolate" com a Juliette Binoche e o Johnny Depp, além de outros atores incríveis. Quando o filme foi lançado eu fiquei louca para assistir, ainda morava em Pirassununga, fui até a Oppus Vídeo (será que ainda existe?) e aluguei em VHS!
Alguém me avisou que eu teria uma vontade absurda de comer chocolate, não levei muito a sério, coloquei a fita no vídeo cassete e pronto. Mas quando a Vianne  começa a preparar todas aquelas delícias: bombons, tortas, bolos, biscoitos, barrinhas e o chocolate quente com pimenta, huuuuuuummm, (não sou chocólatra, como chocolate de vez em quando e tudo bem) senti que poderia comer todo chocolate do mundo! Ainda bem que minha adorável mãe, a querida Lurdinha tinha feito bolo prestígio e me dado um pedaço bem generoso ( o suficiente para quatro pessoas) que foi devorado durante o filme. Acha que pode?
Então, se você ama chocolate e for assistir a esse filme saborosíssimo, tenha um arsenal dessas delícias.
Adoro o filme porque mostra que ainda seremos salvos pelo prazer, pela grandeza das pessoas, pelo carinho na hora certa, pela palavra que conforta, pelo ombro amigo... contra a truculência, a mediocridade, a loucura, o stress, o amargor... sempre teremos a alegria, a liberdade e o amor.

Para harmonizar - bolo fofíssimo de chocolate com chá, café, café com leite ou um delicioso suco de laranja.

Para quem precisa resgatar a fé na doçura da vida.

Beijos cinematográficos

da Sil


Aqui o link do trailer do filme, só para dar um gostinho:

http://youtu.be/s6ymXMI02X4

Experiência da semana: Bolo de Chocolate com Cobertura

Pronto!!!
Bolo assado e calda pronta.
Bolo na mesa e pessoas com desejo.
5 minutos e metade do bolo que resta.
Adorei a receita. Além de ser prática, daquelas que ao terminar de fazer a massa você sabe que vai dar certo, é muito saborosa. O bolo não fica muito doce e dá para repetir várias e várias vezes como criança gorda com fome comendo algodão doce  no parque.
Com relação a minha experiência tenho algumas informações:
 Um pouco de preguiça na hora de selecionar os ingredientes me impediu de peneirar o chocolate, o açúcar e a farinha. Alguns dizem que o fato de peneirar os ingredientes é para deixar o produto final mais uniforme e evitar que os apreciadores mastiguem "pedras" de açúcar, farinha, fermento entre outros ingredientes secos. Na verdade, eu sempre achei que alguém inventou essa moda de peneirar os ingredientes secos pois estava usando ingredientes "velhos" onde é muito comum aparecer aqueles bichinhos chamados carunchos ou até mesmo formigas e, ao invés de comprar ingredientes novos, resolveu peneirá-los e tudo se resolvia. Como não é o meu caso, pois costumo usar bons ingrediente e sempre dentro do prazo de validade, não penerei. Em termos da uniformidade, como tudo ia ser bem misturado na batedeira, ninguém iria correr o risco de mastigar uma pedrinha.
 Tempo de preparo total = 1h e 30 minutos. Levei 15 minutos para bater a massa. O bolo ficou 1 hora no forno. E calda fica pronta em 15 minutos também. O tempo de forno, como já falei em uma de minhas publicações, varia muito conforme o forno. Eu sempre costumo deixar o bolo assando no fogo mais baixo do forno, principalmente nestes fornos mais antigos que não marcam a temperatura. Isso evita que o bolo cozinhe somente por fora. Depois de 40 minutos, para qualquer bolo, já dá para abrir o forno sem correr o risco do bolo murchar e fazer o teste do palito. A partir daí se tem uma base se o bolo está pronto ou não. E depois que estiver eu costumo deixá-lo esfriar dentro do forno enquanto preparo a cobertura.
 Pela falta de ingredientes, digamos "mais robustos" como o chocolate e mel, eu improvisei a cobertura preparando a calda que é usada no bolo de cenoura (veja a receita clicando aqui).
Enfim... o bolo ficou ótimo e com uma excelente aparência.
Ótima receita... digna que ser usada no seu aniversário Sil.
Beijos do 18

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Agosto é mês de...


Preparem-se para recetas deliciosas, calorosas e amorosas.
Delícias e encantos em nosso blog!
Será de raspar o fundo da panela, lamber beiços, dedos e colheres!


Beijos do 18