terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Sopa de legumes

Comidas da alma são delícias que alimentam e proporcionam aquela sensação deliciosa de aconchego. Como moro longe da minha mãe, avó, tias, enfim da maior parte de minha família, vivo fazendo essas comidinhas para matar as saudades de casa.
Cada um tem sua comida da alma favorita: sopa, bolinho de chuva, farofa, bolo de cenoura, arroz doce, milho refogado, até café  fresquinho passado no coador... hummmmmm aquele cheirinho de manhã no interior.... delícias, prazer, aconchego... aquela sensação de que a vida é boa.
Então pra começar nosso projeto, vou escrever minha comida da alma favorita: Sopa de legumes da vó Anna.
Quando meu primo João era pequenino e ia passar as férias em casa, minha avó fazia essa sopinha para ele e é claro que ela precisava fazer em uma panela enorme, porque todo mundo queria também. E não tem nada a ver com aquelas sopinhas de bebê sem graça e sem gosto. Esta aqui é muito bem temperadinha e é quase impossível parar de comer.

SOPA DE LEGUMES DA VÓ ANNA

Ingredientes:
♥ Batata
♥ Chuchu
♥ Tomate
♥ Mandioquinha
♥ Cenoura
♥ Abobrinha

Não tem quantidade certa, a medida aqui é o clássico "um tanto disso", " um bom tanto daquilo", "um punhado"

Modo de preparo:
Descasque e pique todos os legumes. Reserve.
Em uma panela coloque óleo ou azeite deixe dar uma aquecidinha, depois coloque alho e cebola picadinhos e dê uma refogada. ( Você pode colocar aqueles temperos em que o alho e a cebola já vem juntos, triturados e misturados com sal, mas pegue um de boa qualidade, dê uma olhadinha no rótulo e prefira os sem conservantes, acidulantes, corantes e outros antes da vida)
Depois vá colocando os legumes picados carinhosamente na panela. Mexa bem para que todos peguem o gostinho do tempero.
Coloque " um bom tanto de água", o suficiente para cobrir todos os legumes e prove para ver se está bom de sal. Normalmente não está, se for o caso coloque mais um pouco.
Quando todos os legumes estiverem cozidos e molinhos, desligue o fogo.
Bata no liquidificador.
Vira um caldo cremoso e aconchegante.

Outra opção: no momento em que os legumes estiverem molinhos, você pode colocar um pouco de arroz ( cru ou cozido) e frango desfiado já cozido, deixe ferver mais um pouco até cozinhar o arroz. Neste caso a sopa vira uma canja deliciosa e revigorante.

DICA - Cuidado na hora de salgar a sopa.  Minha mãe diz que se ficar sem sal sempre poderemos colocar uma pitadinha depois, agora se ficar com sal demais, ninguém consegue comer.

Esta é moleza, hein 18?

Sopa vai muito bem com pão fresquinho na hora e cafézinho depois, para ajudar na digestão.

Um beijo, Silmara

2 comentários:

  1. Eu sei, eu provei...e vi tudo isso acontecer...essa sopa é inesquecível....
    To amando esse blog...

    ResponderExcluir
  2. Preciso de um dia de frio e muito aconchego para fazer essa sopa.
    Só não colocarei abobrinhas rs!
    Beijos

    ResponderExcluir