terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Bolo de cenoura com cobertura de chocolate

Estou feliz porque aprendi a fazer o maravilhoso, delicioso, amado, idolatrado, salve salve " bolo de cenoura com cobertura de chocolate"
É absurdamente fácil. E ficou delicioso!
Este bolo é amado por quase todas as pessoas que conheço, tem gosto de infãncia e a parte mais ingênua da minha alma quer acreditar que ele é super saudável, afinal, não vai cenoura?
Ah! eu ando meio desligada e por isso esqueci se tinha colocado uma ou duas xícaras de açúcar, uma ou duas xícaras de trigo... tudo bem faz parte. O 18 disse que é porque estou apaixonada.
Uma coisa que adoro fazer é falar com o bolo na hora em que vou colocá-lo no fogo, digo palavras mágicas, mais ou menos assim: querido bolo cresça, assim como vai crescer em nós a felicidade, a bondade, o amor e alegria. Você pode falar o que quiser, o bolo entende. E na hora de ficar mexendo a calda, eu sempre mexo em sentido horário e só pensando em coisas boas.
Coloquei  a massa em uma forma retangular porque acho clássico, bolo de cenoura tem que ser quadradinho.
Quando tirei o bolo do forno, a calda tinha dado uma endurecidinha, então é só voltar ao fogo que ela amolece rapidinho rapidinho.
Delícia das delícias, foi servido com coca-cola e amor de mãe.

Beijos doces da Sil

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Omelete de forno

Esta receita é fácil e muito saborosa, para pessoas que adoram omelete mas querem uma alimentação mais saudável, livre de frituras. Boa quando chega alguma visita inesperada e você está sem tempo e disposição.
Moleza, moleza, moleza.


OMELETE DE FORNO

Ingredientes:
♥ 5 ovos
♥ 1 colher de sopa de farinha de trigo
♥ 1/2 xícara de chá de leite
♥ 1 lata de atum
♥ 100g de queijo prato ou parmesão ralado grosso
♥ 1 lata de seleta de legumes escorrida
♥ 1 colher de chá de fermento em pó
♥ 4 colheres de salsa picada
♥ Sal a gosto.

Só pra lembrar: caso use a farinha de trigo com fermento, você deve dispensar o fermento em pó, ok? Senão a omelete vai crescer demais e explodir a cozinha, bummmmmmmm!

Modo de preparo:
Em uma vasilha coloque os ovos e bata com um garfo, acrescente a farinha de trigo dissolvida no leite, o atum, o queijo prato, a seleta de legumes, o fermento e a salsa. Acerte o sal se necessário.
Despeje a mistura em um refratário untado com margarina e leve ao forno médio pré aquecido por cerca de 20 minutos ou até dourar.

Rápido, fácil e indolor.

Beijos omeleteiros da Sil

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Gâteau aux carottes avec garniture au chocolat

O título, escrito em francês, foi apenas para dar um charme ao nosso blog.
É o nosso tradicional bolo de cenoura com cobertura de chocolate
Na verdade, estava lendo na internet e vi que a receita que conhecemos (a do bolo amarelinho com aquela cobertura maravilhosa) só nós, brasileiros, que fazemos. A receita européia ou americana são diferentes e basta digitar no Google Imagens o título em inglês que as imagens encontradas não são nenhum pouco parecidas com o bolo que comemos desde criança.
Falando nisso, lembrei de uma foto minha e de meus irmãos tirada quando éramos pequenos. É uma foto muito fofa. Era aniversário de cinco anos da minha irmã e estávamos em volta da mesa e em cima daquela mesa o que havia? Um bolo de cenoura com cobertura de chocolate numa forma redonda e com uma, apenas uma daquelas velas comuns que nós acendemos quando a energia em casa acaba. Minha irmã estava dentro de um cesto de palha, risonha mostrando a mão aberta indicando a idade alcançada com os dedinhos. Eu e meu irmão batendo palmas e cantando "Parabéns pra você".
Acho que a foto original deve estar com minha irmã e se eu conseguir, colocarei aqui no blog.
Vamos lá?

BOLO DE CENOURA COM COBERTURA DE CHOCOLATE

Ingredientes:
Massa
♥ 3 cenouras grandes;
♥ 4 ovos
♥ 1 xícara de chá de óleo;
♥ 2 xícaras de chá de açúcar;
♥ 2 xícaras de chá de farinha de trigo;
♥ 1 colher de sopa de fermento em pó.

Cobertura (há várias versões desta cobertura: as que ficam molinhas, as que ficam durinhas, as que ficam clarinhas, as que ficam escurinhas. Eu sempre gostei daquelas que ficam durinhas, tipo uma casquinha, só que nunca encontrei a receita certa. Um dia encontro e publico aqui. Mas esta que vou passar é muito boa)
♥ Chocolate em pó solúvel (o famoso "Chocolate do Padre". NÃO adianta fazer com Nescau, Toddy, Ovomaltine ou genéricos que não dará certo).
♥ Manteiga
♥ Açúcar
♥ Leite
A quantidade de cada ingrediente da cobertura é igual. Varia de acordo coma quantidade de cobertura que você deseja, mas sempre uso 2 xícaras de café para cada ingrediente. 

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno à 180-200 °C. Unte e enfarinhe uma assadeira (pode ser redonda, retangular ou de furo que ficará maravilhoso em qualquer uma). Limpe as cenouras e corte-as em pedaços pequenos (isso facilitará a bater no liquidificador). Bata as cenouras, o óleo e os ovos no liquidificador até obter um líquido-creme bem homogêneo. Despeje este líquido em uma vasilha e acrescente o açúcar e a farinha e misture bem. Após isto, adicione o fermento e misture a massa levemente. Leve ao forno por 40 minutos ou mais caso seja necessário.
Para a cobertura, adicione todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo mexendo sempre. Aqui entra o ponto fundamental para a cobertura ficar excelente: não é simplesmente aquecer até dissolver tudo e pronto. Tem que continuar mexendo até a cobertura engrossar e virar uma calda. Demora de 5 a 10 minutos. A cobertura irá levantar fervura com bolhas e mais bolhas e depois irá diminuir e começara a engrossar. É super perceptível.
Com o bolo já assado, faça furos com um garfo e despeje a cobertura por cima.
Sirva com amor de mãe.
Beijos do 18


Corrigindo: Torta de banana mais fácil do mundo DE TODOS OS MUNDOS

Realmente, foi muito fácil.
E para mim, que estou acostumado a fazer pratos finos e requintados rsrsrs, foi mais fácil ainda.
Brincadeira à parte e resumindo... MARAVILHOSA! Dona Lurdinha arrasou com esta receita.
Seria muito bom se todos as receitas, salgadas ou doces, fossem tão práticas, fáceis e rápidas de se fazer como essa.
Fatos da experiência:
1. Acho que fiz muitas camadas de banana, manteiga e pó mágico e preenchi muito a assadeira. No forno a torta cresceu, afinal de contas tinha fermento, e transbordou um pouquinho. Ou seja, não preencha tanto a assadeira, pois o resultado pode não ser muito legal.
2. Achei que dois ovos foi muito pouco para se jogar em cima no final. Então bati mais dois e acrescentei.
3. E o melhor... comprei um sorvete de banana caramelada que vende no Emporium San Gennaro (já falei deste mercado em alguma publicação passada) para servir junto com a torta. Além disso, fiz uma calda de chocolate para colocar sobre o sorvete (em minha próxima receita-desafio, vou ensinar como fazer esta calda).
Apreciem as fotos.
Façam a torta.
Desfrutem o sabor.
Beijos do 18

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Torta de banana mais fácil do mundo

Minha mãe me ensinou a fazer esta torta simples, rápida e deliciosa.

TORTA DE BANANA MAIS FÁCIL DO MUNDO

Ingredientes:
Massa
♥ Margarina ( um tanto)
♥ Banana nanica ( mais ou menos umas 8 unidades)
♥ Cerejas para enfeitar
♥ Hortelã para enfeitar
♥ 2 ovos inteiros

Pó Mágico
♥ 10 colheres de açúcar refinado UNIÃO ( brincadeira, pode ser qualquer um é que isso me fez lembrar as receitas que minha mãe recortava do saquinho de açúcar quando eu era criança)
♥ 10 colheres de farinha de trigo
♥ Canela em pó a gosto
♥ 1 colher de sobremesa de fermento em pó ( minha mãe me deu a dica: existe farinha de trigo que já vem com fermento, é bem prática e já vem na medida certa, se for usá-la dispense este item)

Modo de preparo:
Untar um pirex com margarina.
Colocar no fundo bananas nanicas fatiadas
Colocar alguns pedacinhos de margarina para não grudar.
Polvilhar o pó mágico.
Agora você vai montando a torta de banana mais fácil do mundo assim:
Banana;
Margarina;
Pó mágico.
Depois bater 2 ovos ( claras e gemas) e colocar por cima.
Leve ao forno por 10/15 minutos ou tempo suficiente para gratinar bem.
Enfeitar com hortelã, cerejas ou coisas bonintas que você quiser.

Beijos bananísticos da Sil

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Cores e sabores

Preciso confessar, nunca fui muito fã dessa patchotcha de gelatina que o 18 me propôs. Sempre preferi a gelatinha purinha, mas trato é trato e eu precisava encarar este desafio.
Bom, ontem acordei com a macaca e resolvi fazer. Escolhi quatro sabores de gelatina: morango, maracujá, uva e limão. Segui a receita direitinho e voilá, ficou deliciosa!
Amei aprender este doce e descobri que muitas pessoas são loucamente apaixonadas por ele.
Ficou assim com gosto de infância, sabe? E é muito muito muito fácil de fazer.

Vou tentar tirar uma foto amanhã, será que vai dar tempo?

Beijos coloridos da Sil

Duelo: Frango ao molho curry x Torta de frango

Tudo bem, sei que estou um pouco relapsa em relação ao nosso blog, mas tive meus motivos: trabalho demais, preguiça demais e amor demais.  Não é bom demais?

Vou contar rapidamente minhas experiências. O Frango ao molho curry ficou aguado e salgado demais. Tudo bem, fiz um arroz sem sal para acompanhar, tirei um pouco do líquido e ele ficou ótimo! Não tão bom quanto o do 18, mas eu chego lá.
Ah! pra me redimir no mesmo dia fiz uma torta de frango com catupiry divina! Era uma quinta feira se não me engano, no domingo anterior eu tinha comprado frango assado com batatas para o nosso almoço.
É claro que depois ele ficou rolando para cima e para baixo, usei a tática aprendida com minha querida mamãe: reciclagem de alimentos. O frango deprimido do domingo, depois de desfiado, refogado com um pouco de milho verde e misturado ao catupiry rendeu uma torta tão gostosa que eu e Celso comemos metade dela assim que ficou pronta. Viu? Nem tudo está perdido.

Não deu tempo de tirar nenhuma foto.....

Beijos salgados e cremosos da Sil