segunda-feira, 30 de julho de 2012

Bolo de chocolate

Estamos de volta, com a cara, a coragem e o coração. E felizes da vida.
Bom, mas vamos a receita desafio do 18:

Mas antes da receita, uma explicação, eu como aniversariante do mês de agosto, nunca gostei dessas coisas que dizem a respeito do meu mês favorito:
" Agosto é mês de desgosto", " Agosto é mês de cachorro louco" e por aí vai... o que que é isso, minha gente?

Prefiro a deliciosa, saborosa e sedutora frase: " Agosto é o mês do chocolate"

E foi pensando nisso que quero propôr ao meu amado 18, que no mês de agosto nossas receitas sejam apenas com chocolate, que tal? Assim estaremos lançando o mês do chocolate no nosso Cozinhas e Comidinhas.

E para começar a sua receita desafio é o delicioso:

Bolo fofíssimo de Chocolate

INGREDIENTES

4 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de água
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento

MODO DE FAZER

1 - Preaqueça o forno a 180º ( temperatura média). Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma fôrma com buraco no meio.

2 - Na batedeira, coloque o açúcar e o chocolate em pó, passando por uma peneira. Junte os ovos e o óleo. Na velocidade baixa ( para o chocolate não subir), bata os ingredientes, até que estejam bem misturados. Aumente a velocidade e bata por mais alguns minutos.

3 - Enquanto isso, passe a farinha pela peneira. Abaixe a velocidade novamente e, aos poucos, vá adicionando a água e a farinha, alternadamente, batendo apenas para misturar. Por último, adicione o fermento.

4 - Transfira a massa para a fôrma preparada e leve ao forno preaquecido para assar por 30 minutos, até que o palito saia limpo ao ser espetado no bolo.

5 - Retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos. Coloque um prato de bolo sobre a fôrma e, com auxílio de um pano de prato, vire de uma vez. Sirva em seguida.


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

* Eu fiz o bolo em uma forma retangular e deu super certo, se bem que eu acho a fôrma redonda bem mais romântica.

* Como é feito com chocolate em pó e não achocolatado o bolo não fica muito doce, então se quiser pode jogar um calda por cima, algumas opções:

Misturar meio tablete de chocolate meio amargo derretido no microondas ou em banho-maria com meia ou uma lata de leite condensando ou meio tablete de chocolate ao leite  derretido no microondas ou em banho-maria com meia ou uma lata de creme de leite.

* Para derreter o chocolate em banho-maria é fácil: leve uma panela com um pouco de água ao fogo médio. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e encaixe uma tigela com o chocolate picado sobre a panela. A água não deve encostar no fundo da tigela, assim que derreter, retire a tigela da panela.

* Aprendi essa receita no livro " Panelinha - receitas que funcionam" da Rita Lobo.

* No livro, ela ensina essa calda para acompanhar o bolo:

CALDA LIGEIRA DE CHOCOLATE

INGREDIENTES

100 G de chocolate meio amargo
1/2 xícara (chá) de água
50 G de manteiga
2 colheres (sopa) de mel

MODO DE PREPARO

Quando tirar o bolo do forno, coloque todos os ingredientes numa panelinha. Leve o fogo médio e, quando começar a borbulhar, abaixe. Sem parar de mexer, cozinhe por 10 minutos. Vai ser o tempo de virar o bolo prato. Deixe a calda esfriar por 5 minutos e regue sobre o bolo.


beijos de chocolate meio amargo ( o meu favorito)

da Sil


Ah! só para lembrar: Agosto é o mês do Festival do Chocolate de Ribeirão Pires, no ABC Paulista. Em sua 8ª edição a festa oferece gastronomia, entretenimento, cultura, oficinas e claro muito chocolate!

domingo, 29 de julho de 2012

Voltando

E depois de muito tempo, um longo período, um ano e pouco, ou melhor, uma era como definido por nós, voltaremos a escrever e publicar nossas receitas e experiências. Agora é para vingar!
Digamos que o Cozinhas & Comidinhas apenas descansou neste tempo todo onde houveram muitas mudanças em nossas vidas. Muitas mesmo!
Ta certo que isso não justifica o fato de pararmos de escrever já que há computadores e internet nos mais diversos lugares porém as
mudanças de casa...
mudanças de emprego...
mudanças de horários...
mudanças de hábitos...
mudanças de vida...
contribuíram um pouco para isso!
Um conjunto de mudanças como se fossem um conjunto de ingredientes minuciosamente preparados numa pausa de mil compassos para formar um receita mais que maravilhosa... Manjar dos Deuses.
Em breve nosso site!!!
Sil... aguardo sua receita!
Beijos do 18

segunda-feira, 7 de março de 2011

Não dá tempo de sentir fome em Pirassununga.

É impossível sentir fome aqui em Pira, mal acabei de tomar café da manhã, já vem o almoço e o cardápio da dia estava realmente especial:

Burerê - uma receita deliciosa que minha mãe aprendeu com minha avó que aprendeu com minha bisavó que aprendeu  com minha tataravó e por aí vai. E hoje minha mãe ensinou para mim que um dia ensinarei para minha filha e por aí vai.
É um prato típico da cozinha caipira, tipo uma sopa de milho verde e servido com cambuquira que nada mais é que a ponta da aboboreira. Mas hoje em dia é difícil de achar, então minha mãe usou espinafre.
Com arroz branquinho e soltinho e costela de porco.
Depois disso tudo a gente fica até triste.
Minha mãe ainda fez bolo de milho verde, minha tia fez broinha de fubá com recheio de goiabada.
Além de frutas da estação.
Daqui a pouco é hora do café da tarde, o mais louco é que ninguém engorda.
Por aqui o carnaval tá bem borocochô, como diz a minha avó. Está fazendo um frio, com direito a chuvinha e vento gelado.
Eu  não saí de casa desde que cheguei estou numa preguiça só e tentando criar coragem para ir até o banco.
Bom, acho que em vez de me jogar nos braços do Rei Momo vou me jogar nos braços de Morfeu.
Boa noite à todos, mesmo às 4 da tarde.
Acho que vou dar uma cochiladinha porque daqui a pouco é hora de jantar, eita vida boa meu Deus!

Outro segredo da Lurdinha: Brilhos!!!

Minha mãe faz uma mistura de ervas secas que fica tudo de bom nesse mundo, uso em quase todas as receitas e sempre dá um toque especial em tudo.
Eu coloquei o nome dessa mistura de, brilhos, todo mundo que cozinha aqui em casa usa e adora.
Agora eu aprendi a fazer´.
Minha mãe pega as ervas frescas, coloca pra secar em saquinhos de papel, essas coisas que demoram um mês e pouco, mas disse que também dá certo se usarmos as ervas compradas no supermercado ou na feira. Só pediu para comprar em lugares confiáveis e de marcas de qualidade.
Bom, vamos lá.

Compre quantidades iguais de manjericão, alecrim, manjerona, gengibre em pó, hortelã, orégano, louro e salsinha. Tudo desidratado, é claro!
Bata tudo junto no liquidificador ou no processador.

É tri bom!


Beijos aromáticos da Sil

Tempero pronto caseiro

Sempre que venho para Pirassununga, levo pra casa um potinho com um delicioso tempero pronto que minha prepara com cebola, alho, sal, óleo e amor.
Quando o tempero da minha mãe acaba, vou ao supermercado e compro um potinho qualquer. Percebi que o gosto não é o mesmo. Olho no rótulo e vejo, ingredientes: alho, cebola, sal e óleo. Se os ingredientes são os mesmos, por que o gosto não é? Estaria faltando o amor de mãe? Mistério.............
Agora não é mais, minha mãe, Dona Lurdinha, desvendou o segredo. Ela me contou que estes temperos prontos tem nada mais, nada menos que 70% de sal.
Acha que pode uma coisa dessas, minha gente? Mas calma, tudo tem solução, Dona Lurdinha resolveu dividir esse segredo milenar com a gente, e aqui está:

RECEITA DO TEMPERO DELICIOSO E SECRETO DA DONA LURDINHA

Ingredientes
♥ 1 kg de cebola
♥ 1 kg de alho
♥ 1 kg de sal
♥ Um tanto de óleo.

Modo de preparo
Descasque a cebola e pique bem, depois bata no liquidificador com um pouco de óleo. O esquema é o seguinte, bata um pouquinho de cebola, reserve, bata mais um pouquinho, sempre com óleo e vá fazendo assim até que todas as cebolas estejam trituradas. Reserve em uma vasilha.
Descasque e pique o alho. Vá batendo no liquidificador, como fez com as cebolas e reserve.
Depois junte a cebola, o alho e o sal e mexa muito muito muito, até ficar uma mistura de homogênea.
Prontinho, você tem 3 kg do mais saboroso tempero pronto caseiro.

Dicas da Lurdinha

1. Para não chorar na hora de descascar as cebolas, descasque-as em água corrente. Agora se você estiver precisando chorar as mágoas, aproveite a ocasião e se acabe, chorar faz bem e dá um alívio.
2. Para suas mãos não ficarem com cheiro de cebola até o Natal de 2016, use luvas descartáveis.
3. Para tirar o cheiro de cebola e alho do liquidificador, lave-o normalmente e depois deixe de molho com vinagre.
4. Se quiser compre o alho pronto no supermercado, mas atenção ao rótulo, precisa estar escrito que é 100%  alho e sem sal.
5. Se achar que 3 kg é muita coisa, faça em quantidade menor, sempre respeitando as proporções. Ex: 200 g de cebola, 200 g de alho e 200 g de sal. Tá pronto, guria!


Beijos temperadinhos da Silmara

Batatas ao creme da Michelle


Esta receita é deliciosa, fácil de fazer e parece que você passou horas na cozinha. Que nada, fica pronta rapidamente. Parece uma lazanha, hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm.
Quem me ensinou foi a minha querida Michelle, que já nasceu na cozinha.
Vamos lá?
* 18... ESSA É A SUA RECEITA DESAFIO!

BATATAS AO CREME

Ingredientes
♥ 6 batatas médias descascadas (mais ou menos);
♥ 300 g de presunto;
♥ 300 g de mussarela;
♥ 1 fatia de bacon picado;
♥ 2 tomates sem pele e sem sementes picados (mais ou menos);
♥ 1/2 cebola média;
♥ 2 dentes de alho amassados;
♥ Orégano à gosto;
♥ Sal à gosto;
♥ Azeite extra virgem;
♥ 1 tablete de caldo de legumes ou galinha (eu fiz com o de legumes);
♥ 1 lata de creme de leite;
♥ Queijo parmesão ralado grosso.

Dica: se quiser pode usar um pouco mais de tomate, de mussarela e presunto. O que importa é sentir a receita na hora em que estiver fazendo.

Modo de preparo
Cozinhe as batatas em fatias grossas no caldo de legumes ou galinha.
Escorra e reserve. Frite o bacon, dispense a gordura. Acrescente a cebola e o alho. Acrescente os tomates, dê uma refogadinha e desligue o fogo. Reserve.
Em um pirex alto de aproximadamente 15, 20 cm, vá intercalando as batatas, presunto, queijo e os tomates com bacon, cebola e alho. Quando eu fiz usei o tempero pronto, porque o Celso não gosta de morder cebola, ficou bom mesmo assim.
Vá intercalando as camadas, lembrando que a última deve ser de mussarella.
Depois coloque o creme de leite sem soro, polvilhe o queijo ralado, leve ao forno por 40 minutos ou até gratinar.
Sirva quente com salada, vinho branco e segundas intenções.

Beijos batatenses da Silmara

domingo, 6 de março de 2011

Muffin de Banana

Essa receita quem me passou foi minha prima Claúdia em algum Natal de 2000 e pouquinho numa chácara que a família alugou para passar as festas de fim de ano. Eu ainda nem tinha me mudado de Pirapozinho e nem havia passado no vestibular. Assim que ela me falou todos os ingrediente, anotei tudo em um guardanapo de papel e chegando em casa, digitei a receita num arquivo word e salvei. E desde aquela época, levo esse arquivo para onde for. Saiu de um computador de lá de longe, passou pelo meu computador em Pirassununga, foi copiado e colado para diversos disquetes, pen drives e cds, transferido para algumas redes e agora está aqui, arquivado da mesma maneira, na mesma pasta "Receitas" dentro dos "Meus Documentos" no meu notebook.
Hoje já decorei a receita, mas no começo morria de medo de perdê-la.
Fiquei encantado quando experimentei o muffin. Pensei que fosse a coisa mais difícil de se fazer na face da terra. Minha prima havia assado a massa num refratário transparente de furo (como o formato de uma forma de pudim) e era tudo muito lindo. E para arrasar, colocou uma cobertura de chocolate meio amargo por cima. Nunca irei me esquecer.
O muffin de banana tem um toque bem natalino, mas pode ser feito para um ótimo café da tarde com a família ou amigos e acompanhado por um bom café fresco.
Sil... conquiste a todos aí em Pirassununga com esta maravilha.

MUFFIN DE BANANA

Yes! Nós temos bananas...

Ingredientes
♥ 4 bananas nanicas (nanica não é o tamanho da banana ein gente... é o tipo)
♥ 3 ovos
♥ 1 xícara (chá) de óleo
♥ 1 xícara (chá) de castanha de caju moída (pode ser substituída por castanha do pará ou nozes)
♥ ½ xícara (chá) de uvas passas pretas e brancas (podem ser substituídas por ameixas secas)
♥ 2 xícaras (chá) de açúcar
♥ 1 colher (sopa) de canela em pó
♥ 1 colher (sopa) de essência de baunilha
♥ 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
♥ 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio

Modo de preparo
Pré-aquecer o forno à 180 °C e untar e enfarinhar uma assadeira de furo média ou assadeira retangular.

Massa: Amassar as bananas com um garfo e em seguida misturar os demais ingredientes (na ordem da lista) com a ajuda de uma espátula até que se obter uma massa escura e pesada. Espalhar cuidadosamente essa massa sobre a assadeira e levar ao forno por aproximadamente 50 minutos ou mais caso seja necessário (estará pronto quando espetar um palito e este sair seco). Ao esfriar, desenforme-a.

Cobertura (opcional): Derreta o chocolate em banho-maria e espalhe delicadamente sobre a massa do muffin já desenformada. Decorar com castanhas e levar a geladeira até servir.

... banana pra dar e vender!
Beijos do 18